Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais




AGROALIMENTAR


O setor Agroalimentar ocupa um importante lugar na economia de todo o Arquipélago e a excelência dos seus produtos agropecuários assenta, principalmente, na vantagem natural dos Açores na produção de leite e carne, na existência de uma fileira estruturada e de know-how na transformação do leite.


Laticínios


O Setor dos Laticínios é um dos pilares fundamentais da economia dos Açores. Devido às condições edafoclimáticas, este sector, no arquipélago dos Açores, goza de vantagens competitivas em relação a uma parte significativa do tecido produtivo do restante território português. A produção de laticínios nos Açores, em 2018, representou em relação à produção total portuguesa, cerca de 51% do queijo, 34% do leite de vaca produzido, 64% de leite em pó e 39% de manteiga.


Existe um potencial de inovação e incremento de valor acrescentado dos produtos finais, através de diferentes técnicas de transformação, e bem assim, através do melhoramento das suas propriedades organoléticas e funcionais, ou incorporação de outras mais valorizadas pelo mercado.


Agricultura e Pecuária


O setor agrícola ocupa um lugar de destaque na economia de todo o arquipélago, apresentando um vasto leque de produtos com enorme potencial, para exportação e para o mercado biológico.


Este setor representou em 2017, 9% do Valor Acrescentado Bruto da Região, 11% da população empregada, sendo a superfície agrícola utilizada cerca de 120.000 hectares.


Os Açores são o único local da Europa onde se produz chá ao nível industrial e são um dos principais produtores de Próteas da U.E.


Existem na Região três regiões vitivinícolas demarcadas que produzem vinhos certificados e reconhecidos internacionalmente.


A carne açoriana possui certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) e os animais são alimentados quase exclusivamente no pasto, assegurando a qualidade da carne. A área geográfica de produção IGP abrange todas as ilhas dos Açores.


Para os segmentos de mercado que procuram tipicidade, identidade natural e qualidade, os Açores podem oferecer produtos naturais e artesanais de qualidade.


Todos estes produtos podem estar associados à Marca Açores e serem assim reconhecidos globalmente como sendo da Região.


Clique aqui para conhecer a Marca Açores.


Para mais informação, temos uma equipa especializada à sua disposição. Clique aqui para nos contactar.